“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” Paulo Freire
A nossa Instituição tem por função educar, privilegiando os critérios de qualidade, segurança e higiene, proporcionando aos seus utentes um ambiente harmonioso, onde os espaços e as rotinas são elaboradas e postas em prática com a meta de promover o desenvolvimento global das crianças.
A nossa ação educativa é dirigida por profissionais competentes e pretende privilegiar sempre os interesses e necessidades das crianças e das suas respetivas famílias. Para poder conferir a melhor educação aos nossos utentes valorizamos uma relação de estreita ligação com a família e a Comunidade.
A principal metodologia adotada é a metodologia de Trabalho Projeto, que se caracteriza por ser uma metodologia de carácter flexível e facilitadora no trabalho em pequenos grupos e daí um maior apoio e orientação individualizada por parte do educador relativamente às crianças.
Nesta vertente pedagógica, o educador é o co-construtor de conhecimentos através da interação com as crianças, em que “…assume os seus próprios saberes e os saberes que os outros possuem, integrando-os dinamicamente” (Ministério da Educação, 1998:132) na construção de conhecimentos, em que no decorrer do processo de ensino-aprendizagem aqui inerente é destacada a colaboração mútua de todos os seus intervenientes educativos. O educador intervém tendo em conta as motivações das próprias crianças relativamente aos vários aspetos que vão emergindo ao longo do ano letivo mobilizando “competências de construção de conhecimento da criança, oferecendo-me como recurso, organizando o espaço, os materiais e as situações de forma a promover novas oportunidades e escolhas para as aprendizagem, mostrando à criança novas linguagens, atendendo às suas ideias e teorias e desafiando-as de formas diversas” (Dahlberg et al., 1999 cit in Carvalho e Portugal, 2019:16)
Pretende-se, assim, com esta pedagogia integrar todos os elementos participantes no processo construtivo do Ser das crianças como futuros membros da nossa sociedade, no qual incluímos as crianças, a família, o educador e o todo o contexto educativo envolvente, numa perspetiva integradora.